domingo, 31 de maio de 2015

A eletricidade

A eletricidade 




A eletricidade, ou melhor, a energia elétrica, é o movimento orientado de eletrões. A este movimento chama-se corrente elétrica.

Este vídeo vai explicar um pouco sobre a eletricidade ( está em inglês :/ ):



Existem dois tipos de correntes:

-Corrente alternada- quando a corrente vai mudando de sentido, ou seja de x em x tempo, a corrente muda de sentido. Esta é produzida por geradores.



-Corrente contínua- a corrente têm apenas um sentido. É produzida pela pilha. 



Para haver corrente é necessário uma fonte de energia, por exemplo, uma pilha ou uma tomada.


Os objetos que recebem energia chamam-se recetores de energia, por exemplo, uma lampada ou um motor elétrico.



Num circuito elétrico, têm que haver fios de ligação, para estes "transportarem" a corrente elétrica. Quando um circuito está aberto, não há movimento de eletrões, e quando fechado, já ocorre.

Para fazer um esquema de um circuito elétrico, usam-se diferentes símbolos, como por exemplo:



Tipos de circuitos elétricos:

-Circuitos em série- um só fio de ligação, os receptores elétricos são ligados um a seguir ao outro.



-Circuitos em paralelo- quando os fios de ligação se ramificam e os recetores encontram-se em diferentes fios...


Condutores elétricos

Existem bons e maus condutores. 
O bons condutores são os metais e a grafite, que deixam passar a corrente elétrica.



Os maus condutores elétricos não deixam passar a corrente elétrica, são isoladores, como por exemplo a madeira e a borracha.




A diferença de potencial

A diferença de potencial (d.d.p), representada por U ou V e medida em Volts, relaciona a energia que atravessa uma fonte de energia ou um recetor de energia. Ou seja, quanto maior a diferença de potencial, mais energia é fornecida. Para medir a diferença de potencial, põem-se este em paralelo com o circuito, e coloca-se os terminais positivos e negativos nos correspondentes terminais da fonte ou receptor de energia a medir.


A intensidade da corrente

A intensidade da corrente, representada pela letra I e medida em Amperes, é o número de eletrões que passam numa secção (amperímetro) por segundo.
É medido pelo amperímetro e é colocado em série com o circuito elétrico. Nos circuitos em série, a intensidade de corrente é sempre igual, enquanto que nos em paralelo, a soma das diferentes ramificações é igual á intensidade do "ramo principal".


A resistência elétrica

A resistência elétrica, representada por R e medida em Ohms (Ω), é a oposição que os condutores oferecem à passagem da corrente elétrica. Ou seja, diferentes condutores têm resistências diferentes. A resistência elétrica pode ser calculada, através do quociente entre a diferencia de potencial e a intensidade de corrente, ou medida por um Ohmímetro.  Quando um condutor apresenta sempre a mesma oposição à corrente elétrica, denomina-se de condutor óhmico 





Sem comentários:

Enviar um comentário