quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Modelo Atómico

O Modelo Atómico


     O modelo atómico é a maneira de como vemos o átomo. Sabemos agora que os átomos são constituídos por neutrões e protões no núcleo, tendo electrões à volta deste. Em conclusão, o átomo não é indivisível. Agora até se sabe que os protões e neutrões são divisíveis sendo constituídos por quarks.

O Inicio do Modelo Atómico



    Há cerca de 2500 anos os filósofos gregos começaram-se a questionar se a matéria seria indivisível. Entre eles os filósofos Demócrito e Leucipo. Estes afirmavam que se pegasse-mos em qualquer objecto e o começasse-mos a cortar sucessivamente, este chegaria a um ponto em que tornaria indivisível. Mas esta ideia foi abandonada pois não a conseguiam provar.

O modelo atómico de Dalton




 No inicio do século XIX o cientista e meteorologista John Dalton reabriu a hipótese da existência dos átomos, mas ainda pensando neles como corpúsculos indivisíveis. No final da sua vida a ideia do átomo já estava enraizada na comunidade cientifica.

O modelo atómico de Thomson













    Nos finais do século XIX, o cientista John Thomson descobriu, através de experiências, que os átomos não eram a última fronteira, ou seja, que estes eram constituídos por partículas com carga negativa que estavam à volta de um núcleo com carga positiva. Surgiu então o modelo atómico divisível. 


O modelo atómico de Rutherford



   Já no inicio do século XX, o cientista Ernest Rutherford, também conclui que os átomos eram principalmente espaço vazio e que na zona central de entrava um núcleo onde se concentrava a massa. Então imaginou que o átomo teria um núcleo que era orbitado por eletrões como os planetas orbitam. 

O modelo atómico de Bohr



 Pouco tempo mais tarde, Niels Bohr completou o modelo atómico de Rutherford dizendo que os eletrões movem-se em orbitas circulares e da existência de níveis de energia.

Modelo atómico da nuvem eletrónica



   Hoje em dia já se sabe que os eletrões não se movem que orbitas circulares mas sim de forma e velocidade desconhecidas, formando um nuvem uniforme. Sabemos também que a nuvem é mais densa quanto mais perto do núcleo estiver.

     Sabemos agora que toda a matéria é constituída por átomos. Desde das parede que fazem a nossa casa à água que nos refresca e o ar que respiramos. Sem átomos não há nada senão eterna escuridão. Não há nada...



Se quiserem podem ver este trabalho em PowerPoint neste link: http://www.slideshare.net/ProfPatroc/modelo-atmico-42577835  






Sem comentários:

Enviar um comentário