As ligações entre os átomos (intramoleculares)
Quais são os tipos de ligação
Existem 3 tipos de ligações entre os diferentes átomos:
Ligação covalente: quando 2 ou mais átomos "se juntam", partilhando eletrões entre si, de forma a ficarem estáveis, pois ficam com 8 eletrões de valência entre si. A esta ligação chama-se ligação covalente. Só ocorre entre elementos não-metálicos.
Ligação iónica: isso acontece pois alguns átomos têm tendência a perder eletrões e alguns tem tendência a os ganhar. Então quando estes dois se"juntam", um deles "dá" 1 ou mais eletrões e o outro "aceita-os", criando uma forte ligação entre estes. A esta força chama-se ligação iónica. Só ocorre entre elementos não-metálicos e metálicos.
Ligação metálica: os elementos metálicos têm eletrões "a mais" e sempre que possível têm a tendência a perde-los formando iões positivos num "mar" de eletrões negativos, formando ligações entre si, as ligações metálicas. Os eletrões andam livres entre os iões. Só ocorre entre elementos metálicos, normalmente do mesmo tipo.
Quais são as suas propriedades
Substâncias moleculares- Por vezes as substancias moleculares criam pólos, isto é, os eletrões ficam "mais perto", estão mais tempo na nuvem eletrónica de um dos átomos, normalmente no que tiver maior massa ou maior núcleo. No átomo em que os eletrões estão mais perto forma-se o pólo negativo e no outro (ou outros) o pólo negativo. As substancias moleculares tem forças de atração fracas, pontos de fusão e ebulição baixos e são maus condutores. Podem ser sólidas, líquidas ou gasosa.
Substâncias iónicas- As substancias iónicas são todas sólidas à temperatura. Tem uma força de coesão muito forte, pontos de fusão e ebulição muito altos, mas são quebradiças, pois quando os átomos se movem da sua posição natural, as suas forças antes atrativas tornam-se repulsivas. São maus condutores elétricos, mas quando diluídos na água ou fundidos, tornam-se bons.
Substâncias metálicas- As átomos dos metais ficam muito próximos uns com os outros (são densos) e as suas ligações fortes. Porém são maleáveis, pois os átomos deste deslizam um sobre os outros. Tem pontos de fusão e ebulição elevados e são bons condutores, graças aos eletrões livres que têm.
Forças intermoleculares
Nos sólidos e líquidos constituídos por moléculas polares, há uma força de atração entre os pólos positivos e negativos, ou seja, entre dipolos, criando uma força de atração entre as moléculas, como demonstra a imagem.